Pesquisadores

PESQUISADORES

Carmen Roselane de Oliveira Farias – Pós-Doutora em Educação (PUCRS, CAPES, 2010). Doutora em Educação (UFSCar, 2008). Mestra em Educação para a Ciência (UNESP, 2003). Bacharel em Direito (FURG, 1998). Áreas de pesquisa: Ambientalizaçao Curricular, Educação Ambiental Escolar, Produção Científica em Educação Ambiental, Questões Sociocientíficas no Ensino das Ciências. Docente no Departamento de Biologia e Coordenadora do Programa de Pós-Graudação em Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) .

Danilo Picolli Neto – Pós-Doutor em Geociências (UNICAMP, FAPESP, 2016). Doutor em Geografia (UNESP, 2013) com estágio sandwich na University of Oxford, Inglaterra (FAPESP, 2012). Mestre em Geografia (UNESP, 2010). Bacharel e Licenciado em Geografia (UNESP, 2006). Áreas de pesquisa: Epistemologia, Etnociências, Geografia Física e Humana, Educação do Campo. Docente do Centro de Ciências da Educação da UFSC.

Elizandro Maurício Brick – Doutor em Educação Científica e Tecnológica (UFSC, 2017), Mestre em Educação Científica e Tecnológica (UFSC/CAPES, 2012), Licenciado em Física (UFSC, 2010). Área de Pesquisa: Ensino das Ciências, Filosofia do Ensino das Ciências, Educação do Campo. Docente do Centro de Ciências da Educação da UFSC.

Felipe Ramos Lima – Mestrando no Programa de Educação Científica e Tecnológica (UFSC, 2020-2022), Licenciado em Física (UNIPAMPA, 2016), Educador Popular, professor ACT da rede de educação básica em SC. Áreas de pesquisa: Filosofias das Ciências, Ensino de Física, Aprendizagens, Educação em Ciências.

Glaucia de Souza Moreno – Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica (UFSC), Mestra em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável (UFPA/CAPES, 2011) e Engenheira Agrônoma (UFPA, 2008). Áreas de pesquisa: Educação do Campo, Interdisciplinariedade, Ensino das Ciências. Docente do Instituto de Ciências Humanas do UNIFESSPA.

Juliano Espezim Soares Faria – Doutor em Educação Científica e Tecnológica (UFSC, 2020), Mestre em Educação (UFSC, 2012) e Licenciado em Matemática (UFSC). Área de Pesquisa: Educação Matemática, Filosofia do Ensino das Ciências e Educação do Campo. Docente do Centro de Ciências da Educação da UFSC.

Juliano Camillo – Doutor em Ensino de Ciências (USP/CAPES, 2015) com estágio sandwich na  City University of New York, EUA (CUNY/PDSE, 2014), Mestre em Ensino de Física (USP/CAPES, 2011), Licenciado em Física (UNICAMP, 2007). Áreas de Pesquisa: Ensino das Ciências, Ensino de Física, Aprendizagem, Filosofia do Ensino das Ciências, Educação do Campo. Docente do Centro de Ciências da Educação da UFSC.

João Otavio Garcia – Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2020), Licenciado em Ciências da Natureza com Habilitação em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Campus Jaraguá do Sul (2016). Áreas de pesquisa: Educação em Ciências, Teoria da Atividade Cultural-Historica, Natureza da Ciência, Formação de Professores, Currículo.

Karina Smania De Lorenzi – Mestranda no Programa de Educação Científica e Tecnológica (UFSC, 2019-2021) e Engenheira Agrônoma (UFSC, 2011). Áreas de pesquisa: Agroecologia, Educação Agroecológica, Hortas Escolares. Técnica do Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo – Cepagro.

Lucas Albuquerque do Nascimento – Doutorando em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2020). Graduado em Licenciatura Plena em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Piauí – UFPI (2015). Tem interesses de pesquisas em Ensino de Ciências (principalmente Ensino de Física), Teoria da Atividade Cultural-Histórica (CHAT), Circulação e Textualização de Conhecimentos Científicos e desenvolve estudos na linha de pesquisa em Epistemologia e História da Ciência.

Marcelo Gules Borges – Postdoctoral Fellow, College of Education (USASK, Canada, 2018-2019), Pós-Doutor em Educação (PUCRS/CAPES, 2014) e Doutor em Educação (PUCRS/CNPq, 2014) com estágio sandwich na University of Saskatchewan, Canadá (USASK/CAPES, 2012), Mestre em Ecologia (UFRGS, CNPq, 2009) com estágio sandwich na Universidade do Porto, Portugal (UPORTO, CNPq, 2008). Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas (UFRGS, 2007). Áreas de Pesquisa: Antropologia e Educação, Aprendizagem, Educação Ambiental, Ensino das Ciências, Educação do Campo. Docente do Centro de Ciências da Educação da UFSC.

Pâmela Andreza Padilha – Mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica (UFSC, 2020-2022). Licenciada em Matemática (UNC, 2009), Licenciada em Física (Unimes, 2016), Licenciada em Educação do Campo (UFSC, 2019). Interesse de pesquisa: Ensino e Aprendizagem de Ciências (Física), Mídias  na Educação, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na escola.

Silvio Domingos Mendes da Silva – Doutor em Geografia (UFSC, 2014) com estágio sandwich no l’Institute d’Urabnisme de Grenoble (França). Mestre em Agroecossistemas (UFSC, 2005). Graduado em Geografia (UDESC, 1999). Foi Professor da Faculdade UNIGRANRIO/FATENP; SED/SC; PRONERA/UFSC; Escola do Legislativo de SC. É Pesquisador do Laboratório Cidade e Sociedade (LABCS/UFSC). É membro do Comitê Científico do Congresso Brasileiro do Centenário da Guerra do Contestado. Áreas de pesquisa: Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Território e Educação do Campo. Docente do Centro de Ciências da Educação da UFSC.