Reunião de estudo CEUCI: retorno presencial em 2022

03/06/2022 18:12

Aconteceu, em 02 de Junho de 2022, o encontro presencial na sala CEUCI/CED/Bloco A que discutiu o texto “Estado, Escola e Democracia: Desafios para o ensino de ciências”, da autora professora Graciella Watanabe, e que foi publicado como editorial do v. 39 n. 1 de 2022 do Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF). Dentre alguns pontos que chamaram a atenção foi o fato de que a área de ensino de física nos últimos anos está apresentando uma maior preocupação e interesse em pautas sociais, diferentemente do ensino de biologia, que já vem desenvolvendo estudos e pesquisas com esses objetivos quando, por exemplo, mobilizava questões no contexto da educação ambiental. Foi comentado e discutido que essa “virada política” no ensino de física e mais especificamente no CBEF pode ser percebida a partir da publicação do v. 37, n. 3 que aborda o tema “Ciências e Educação Científica em tempos de pós-verdade”, sendo que pode ter sido a partir desse momento e influenciado por um contexto macro, uma maior inserção de pesquisas no ensino de física com marcas políticas (político no sentido social). Por fim, foi discutido e problematizado sobre o tema justiça social na educação científica, nesse momento, foi levantado o questionamento de quais formas podemos conceber o tema justiça social no contexto da educação científica.

Florianópolis, 02 de Junho de 2022.